Fundação La Salle assina contratos para gestão de programas voltados à infância em Cachoeirinha
Geral 10/06/2020Programas Criança Feliz e Primeira Infância Melhor serão executados pela instituição a partir do próximo mês
A Fundação La Salle é a instituição responsável pela gestão de dois programas voltados à infância na cidade de Cachoeirinha/RS. Os contratos foram assinados na terça-feira, 09 de junho, estabelecendo a parceria para a gestão do programa Criança Feliz e do programa Primeira Infância Melhor. A gestão envolverá a contratação de 32 profissionais para acompanhamentos dos programas, que pretendem atender 500 famílias, mensalmente.
O programa Criança Feliz é uma ação do Governo Federal vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social. Instituído em 2016, possui caráter intersetorial, e tem por finalidade a promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Estes programas se desenvolvem por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos para promoção do desenvolvimento integral infantil. A iniciativa é voltada para gestantes, crianças de até três anos de idade e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e crianças de até seis anos de idade, afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista.
O Programa Primeira Infância Melhor promove e fortalece o protagonismo, as competências e vínculos familiares, orienta para a estimulação do desenvolvimento infantil, identifica as necessidades específicas de cada beneficiário, articulando a rede de serviços conforme as demandas que surgem no cotidiano e cultura das famílias. São acompanhadas famílias com gestantes e crianças de 0 a menos de 6 anos, priorizando as que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, beneficiárias ou não de Bolsa Família e/ou BPC.
As visitas domiciliares ajudarão no levantamento de dados do município em relação às demandas de saúde, educação e assistência social. Um dos objetivos dos programas é inserir as famílias nestas redes de acesso aos serviços públicos. A partir do dia 15 de junho ocorrerão reuniões com o Grupo Gestor Municipais para iniciar o levantamento das famílias que serão acompanhadas pelos programas. Em paralelo, será lançamento o edital de contratação dos profissionais. Inicialmente é prevista uma formação de 40 horas sobre temas relativos à infância e políticas públicas para o grupo de trabalho.