Fundação La Salle dá início à terceira edição do Esporte Rendimento
Programas Sociais 17/05/2019Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação La Salle é responsável pelo projeto ‘Em Canoas o esporte rendimento é para todos’, iniciativa voltada ao desenvolvimento do paradesporto no Rio Grande do Sul. O lançamento oficial ocorreu na quarta-feira, 15 de maio, às 14h30min, no Auditório Ir. Bruno Ruedell, na Universidade La Salle.
O projeto é financiado através da Lei Pró-Esporte do Rio Grande do Sul e conta com patrocínio das empresas Panfácil, Farinhas, Pães e Congelados e Modular Cargas, ambas da cidade de Canoas. A Fundação La Salle é responsável pelo desenvolvimento de todo o projeto, através da contratação de profissionais, acompanhamento pedagógico das modalidades paradesportivas, disponibilização de transporte adaptado, uniformes e treinamentos para participações dos atletas em competições estaduais e nacionais.
O evento contou com a presença do Secretário Adjunto de Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul, Jader Maretoli, da Secretária Municipal de Esportes e Lazer, Bárbara Marconato, do Secretário Municipal dos Direitos Humanos e Participação Social, Roberto Tietz, da Supervisora de Marketing da Modular Cargas, Juliana Mesquita, do Coordenador Geral da Fundação La Salle, Lucinei Hanauer e do Chefe de Gabinete da Universidade La Salle, Renaldo Vieira de Souza, além de representantes de entidades esportivas, atletas, técnicos e comunidade.
São desenvolvidas quatro modalidades de esporte rendimento: goalball, futebol de 5, atletismo e natação. Os atletas utilizam quatro núcleos do município de Canoas em suas aulas semanais: Centro Esportivo São Luiz, Centro Social Urbano São José, Centro Olímpico Municipal e Centro Poliesportivo La Salle. A utilização desses espaços é feita através de parceria com a Prefeitura de Canoas e a Universidade La Salle, que acompanham o projeto desde sua primeira edição.
O projeto ‘Em Canoas o Esporte Rendimento é para todos’ tem o objetivo de organizar equipes de rendimento paralímpico em consonância com ações que viabilizem, ampliem e garantam o acesso da comunidade às ações contínuas de desenvolvimento do paradesporto. A iniciativa prevê responder às necessidades desse campo da vida social, ofertando uma infraestrutura de espaços de qualidade para o desenvolvimento do desporto paralímpico, além de apoiar as equipes representativas do município.
O projeto já atende alunos da Pestalozzi, da APAE e da Escola Estadual brigadeiro Ney Gomes, além das equipes de Goalball e Futebol de 5 da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul – ACERGS.