Programa de Aquisição de Alimentos beneficia famílias de Canoas
Geral 14/06/2021Desde março, 50 famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pela rede socioassistencial, recebem alimentos produzidos pela agricultura familiar da cidade.
A pandemia da Covid-19 desencadeou para além de uma crise sanitária, outras séries de fragilidades no dia a.dia das famílias. Entre as principais demandas que os projetos sociais da Fundação La Salle identificaram no trabalho com as comunidades mais vulneráveis, foi a situação de insegurança alimentar vivida pelas famílias, seja pelo desemprego, pela perda dos de membros da família que eram responsáveis pelo sustento ou simplesmente pelo agravo de realidades já existentes, de extrema pobreza e falta de acesso a recursos básicos como alimentação.
Diante disso os Centro de Prevenção às Violências (CPVs) e o Programa de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, passaram a buscar estratégias para atender a essa demanda tão urgente, mobilizando doações de parceiros da instituição e arrecadando alimentos entre os colaboradores. Mesmo assim, as doações não eram suficientes, pois as famílias precisam de um processo contínuo e não apenas em um curto período.
Assegurar alimentação básica às famílias é uma questão de direito, pois a fome é sentida a cada dia, ou seja, o alimento acaba e as famílias voltam a sentir a mesma necessidade.
Assim, a partir do trabalho articulado com a rede de Assistência Social, através da Secretaria de Cidadania do Município de Canoas, que a Fundação La Salle, por ser uma Instituição de Assistência Social (inscrição CMAS n. 56), assinou o termo de cadastramento do Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, para que as famílias em situação de insegurança alimentar, atendidas nos projetos, pudessem ter garantido o direito de acesso à alimentação.
O PAA foi criado pelo art. 19 da Lei nº federal 10.696, de 02 de julho de 2003 e possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Neste programa, o município compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos e pela rede pública e filantrópica de ensino.
Desde março de 2021, aproximadamente 50 famílias estão acessando o Programa, recebendo alimentos frescos e com grande valor nutricional, entregues mensalmente pela Secretaria de Cidadania na moradia de cada família.
A alimentação é um direito humano assegurado na Constituição Federal (1988) e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os projetos da Fundação La Salle atuam justamente para fazer com que as famílias conheçam e acessem seus direitos básicos, como o de ter comida na mesa. “A partir dessa conquista reforçamos ainda mais a importância do trabalho em rede, para garantir atendimento integral das famílias, buscando estratégias e acessando outras possibilidades de recursos para elas”, enfatiza Angélica Borba, Assistente Social da Fundação La Salle.