Inscrições abertas para seleção de voluntários da Universidade do Sentido
Vagas 05/02/2021Centro Regional de Abrigamento para Mulheres é um dos projetos vinculados ao Papa Francisco
Estão abertas as inscrições para interessados em atuar como voluntários na Universidade do Sentido. Se você tem entre 18 e 30 anos e estuda Graduação, Mestrado ou Doutorado da Universidade La Salle, pode se inscrever na seleção até o dia 17/2. O projeto é uma iniciativa do Papa Francisco e foi criado em 2020. Inspirada por uma nova lógica da cultura da escuta, do encontro, da solidariedade e do cuidado, a Universidade do Sentido integra a Fundação Pontifícia Scholas.
A Universidade La Salle, em Canoas (RS), é a primeira micro-sede brasileira do projeto que propõe uma universidade que acolhe as preocupações e as questões das pessoas, respondendo com ensino e pesquisa. “Nós lançamos uma chamada pública com objetivo de selecionar 30 voluntários para atuarem nas atividades do projeto, entre elas ações de engajamento, treinamento para outros alunos e eventos. Buscamos pessoas que acreditem na missão da Universidade do Sentido, de impactar a comunidade local de forma significativa, gerando um partilhar do saber gerado no ambiente acadêmico”, detalha o Coordenador do projeto na Universidade La Salle, Prof. Me. Márcio Michel.
Além disso, o voluntário terá a oportunidade de participar de um treinamento internacional que será ministrado por pesquisadores e profissionais da Fundação Pontifícia Scholas. Serão abordados temas globais como desenvolvimento sustentável, clima e imigração. A base da formação está conectada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e à encíclica “Laudato Si”. A atuação como voluntário da Universidade do Sentido permitirá aos estudantes e colaboradores desenvolverem capacidades importantes no mundo atual, segundo o Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Universidade La Salle, Prof. Dr. José Alberto Antunes de Miranda: “O envolvimento nas ações da Universidade do Sentido permite o desenvolvimento de competências a um profissional que deseja ter visão global – aquela que o coloca com a identidade de mundo e a atuação de mundo mantendo sua identidade e cultura local. São capacidades que irão conferir a ele a possibilidade de fazer seu caminho em direção ao mundo globalizado sob as bases da compreensão das diferenças locais. As ações promovem experiências para os estudantes no sentido de prepará-los para construir e experimentar, eles mesmos, conversas e trocas com o outro, o diverso”, avaliou.
Sobre a Scholas Occurrentes e a Universidade do Sentido
A Scholas Occurrentes é uma Organização Internacional de Direito Pontifício presente em 190 países nos cinco continentes e que, por meio de sua rede, integra meio milhão de redes educacionais. A sua missão é responder ao apelo a criar uma cultura do encontro, aproximando os jovens numa educação que gere sentido. Desde a sua criação em 2016, as Cátedras Scholas têm sido uma iniciativa inovadora dentro de cada universidade. De agora em diante, com a Universidade do Sentido, o objetivo é entender o que é uma universidade que escuta, que cria e que comemora. Os beneficiários da Universidade do Sentido são os alunos da universidade e todas as pessoas de todas as idades, mesmo sem diploma, que desejam participar nas diferentes atividades planejadas. A forma de aprender nos transforma em uma forma de ser. A Universidade do Sentido é uma universidade pública, gratuita, global, intergeracional, inter-religiosa e multicultural com sede formal na Cidade do Vaticano, mas com micro-sedes distribuídas em universidades confessionais, públicas e privadas nos cinco continentes. Estão previstos para 2021 encontros virtuais com alunos do ensino médio da Rede La Salle e estudantes de Portugal e Moçambique. Alunos do ensino superior, também participarão, atuando como guias nas propostas de trocas e compartilhamentos de discussões/reflexões/partilhas a partir dos temas indicados pelo Pacto Educativo Global, ação do Papa Francisco que propõe uma mobilização global de pessoas e instituições para gerar uma mudança de mentalidade pela educação. Um segundo grupo será formado por alunos e professores da Universidade La Salle para encontros interdisciplinares para reflexões, partilhas e discussões sobre os problemas atuais da comunidade.
Texto: Assessoria de Comunicação Universidade La Salle