Município de Caxias é exemplo no processo de conteinerização
Geral 27/02/2013O Projeto Coleta Seletiva da Fundação La Salle, juntamente com a Coordenadoria da Revitalização do Centro de Canoas (PMC), visitaram a empresa CODECA – Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul, para conhecer o método utilizado na implantação da coleta seletiva, por meio de contêineres, no município de Caxias do Sul/RS. A visitação foi realizada na terça-feira (29).
A empresa de economia mista, responsável pelo sistema de coleta mecanizada de Caxias do Sul, recebeu a equipe engajada no projeto de revitalização do centro de Canoas, apresentando sua estrutura e a forma como se deu a implantação do processo. Também foram discutidos os problemas iniciais enfrentados e as soluções encontradas pela CODECA.
O município de Caxias deu início ao sistema da coleta mecanizada em 2007, com 270 quadras assistidas por este sistema. Hoje são mais de 1.340 quadras contempladas, com 1.950 pares de contêiners, servindo a mais de 205 mil pessoas.
O contêiner com material orgânico vai para o aterro controlado e o material seco, possível de ser reaproveitado, é distribuído para as dez associações de triagem do município, beneficiando 300 associados. Essas associações têm estrutura montada com a ajuda da CODECA e outras instituições do município de Caxias do Sul.
Outro aspecto que chamou atenção dos visitantes foi o sistema de monitoramento dos caminhões por GPS, o qual permite, de forma dinâmica, a identificação dos locais percorridos pelos caminhões para a realização da coleta, tudo em tempo real.