Rede de Acolhimento: Encontro Estratégico no Quadrante Sudoeste
Projetos Técnicos 17/11/2023Reunião da Rede Ampliada de Acolhimento destaca avanços e planejamento para 2024
O CAD Rio Branco e as entidades comunitárias do Quadrante Sudoeste, em parceria com a Fundação La Salle e a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Canoas, promoveu uma significativa reunião da Rede Ampliada de Acolhimento do Quadrante Sudoeste, realizada em 17 de novembro de 2023, na Associação dos Moradores Amigos do Bairro Mato Grande.
A reunião contou com a participação de representantes de diversas entidades, como a Associação dos Moradores Amigos do Bairro Mato Grande, Associação Universalista Luz de Aruanda, Pacto – Pastoral de Auxílio Comunitário ao Toxicômano, Associação Cultural e Beneficente Jardim de Infância Pinóquio.
Durante a reunião, todos os participantes tiveram a oportunidade de se apresentar, destacando também as entidades que representam. Foi proporcionada uma visão abrangente sobre o Programa Canoas Cidade do Cuidado, contextualizando o papel dos CADs nos quadrantes do município. Detalhes sobre o CAD Rio Branco, o Acolhimento e os Programas Presença e Cada Jovem Conta. No que diz respeito à proposta da Rede Ampliada de Acolhimento, foram estabelecidos procedimentos temporários para encaminhamentos de casos de violência e/ou violação de direitos, garantindo o acesso e a apropriação do formulário de encaminhamento. Essa foi a primeira reunião realizada no quadrante e a ideia é fortalecer cada vez mais somando novas atividades. O próximo encontro, agendado para 16 de fevereiro, abordará temas como CRAS e a Política de Assistência Social. Ficou evidente o interesse da Associação de Moradores Amigos do Bairro Mato Grande em desenvolver projetos para mobilizar a comunidade, com ênfase inicial em iniciativas envolvendo mulheres e geração de renda.
A medida provisória adotada para os encaminhamentos e a programação bimestral das reuniões evidenciam o compromisso da Rede Ampliada de Acolhimento em fortalecer laços e promover ações concretas em prol da segurança e bem-estar da comunidade do Quadrante Sudoeste. A Fundação La Salle reitera seu apoio e participação ativa nesse importante processo de construção coletiva.