Cuidando da Casa Comum: Horta Escolar e Caminhos Sensoriais
Gestão Educacional 08/12/2023EMEIS de Sapucaia do Sul colorem a educação com meio Ambiente e Comunidade na formação de cidadãos conscientes
“Para florescer não basta plantar; necessita cultivar.” – Este é o lema que guia a Horta Escolar da EMEI Izabel Cristina, cujo diário de bordo revela o comprometimento e os frutos do Projeto Cuidando da Casa Comum, uma iniciativa que visa promover a conscientização ambiental entre os pequenos cidadãos.
Todos os trabalhos desenvolvidos são frutos da parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente, Comitê Verde Sinos, Emater-RS e educadores ambientais. O projeto também tem transformado a forma como os alunos entendem a alimentação saudável. A técnica de educação infantil, Pâmela Susane de Souza, destaca a paixão que desenvolveu pelo projeto ao longo do tempo. Iniciado em um sábado ensolarado, contou com a colaboração de professores, familiares e, posteriormente, com a participação crucial do Sr. Jairo Disney, pai de um dos alunos, na manutenção da horta.
Com o apoio da prefeitura de Sapucaia do Sul e do Comitê Verde Sinos, os educadores ambientais receberam formações ao longo do ano, proporcionando aprimoramento contínuo. As visitas da Emater-RS, especialmente da engenheira agrônoma Lauren Pettenon, foram fundamentais para o desenvolvimento saudável da horta, proporcionando aprendizados sobre fertilizantes orgânicos, períodos de colheita e plantios. A doação de mudas pelos parceiros encheu a horta de vida, destacando o comprometimento de todos os envolvidos. Ferramentas fornecidas pela parceria entre a prefeitura e o Comitê Sinos foram essenciais para o progresso do projeto, enquanto a Fundação La Salle contribuiu com galochas para o trabalho na horta. As crianças têm participado ativamente, registrando experiências na manutenção da terra e das plantas. As colheitas tornaram-se momentos especiais, unindo alunos, professores e direção, como na recente colheita de alfaces, rúculas e temperos.
Além disso, foi pensado o “Caminho Sensorial”, desenvolvido e disponibilizado para as crianças. Um espaço de aprendizado e fonte de recursos que promovem a sustentabilidade. Na EMEI Professora Simone Serafim, por exemplo, com o intuito das crianças ampliarem suas vivências sensoriais, o “caminho” fica logo na entrada da instituição. Um ambiente especialmente projetado para proporcionar experiências enriquecedoras. Nele as crianças têm a oportunidade de explorar diferentes texturas, cores, aromas e sons, estimulando assim o desenvolvimento dos sentidos de forma lúdica e divertida. O contato com a natureza proporcionado pelo projeto contribui para o bem-estar emocional das crianças, promovendo a calma, concentração e a redução do estresse.
O caminho sensorial e a horta receberam investimento do projeto “Casa Comum” da Fundação La Salle e tornou-se um símbolo da importância de cuidar do meio ambiente desde a infância.