Fundação La Salle integra comissão coordenadora do FMDCA
Programas Sociais 19/04/2024A assistente social, Angélica Borba, destaca papel da instituição na rede de proteção integral de Crianças e Adolescentes.
Veja a galeria de fotos e vídeos
Na quarta-feira (18/04), na sede da Associação Mãos Dadas, localizada no bairro Rio Branco, em Canoas, aconteceu a reunião do Fórum, com a participação de outras 12 entidades do Município. Os membros do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) compartilharam suas perspectivas e discutiram pautas importantes, tais como ações para Prevenção de Violências contra crianças e adolescentes e a importância da formação continuada dos trabalhadores que atuam no atendimento de crianças e adolescentes, dentre outras pautas.
A Fundação La Salle está na comissão coordenadora do Fórum desde março deste ano e é reconhecida por seu compromisso com a educação, assistência social e acima de tudo o compromisso com a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes. A instituição traz consigo uma vasta experiência e uma visão ampla para contribuir com as discussões e ações em prol da promoção do acesso a direitos.
Neste encontro, a assistente social da Fundação La Salle, Angélica Borba, pôde compartilhar sua experiência de participação na 12a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ocorreu no início do mês em Brasília/DF. Aproximando o grupo, a esse importante momento histórico vivido em nosso país, em que crianças e adolescentes de diferentes culturas e contextos sociais estiveram presentes, podendo definir quais seriam as pautas prioritárias de discussão e serem protagonistas desse importante espaço democrático, contribuindo diretamente na construção das políticas que serão implementadas para elas.
O Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente tem como missão unir as organizações da sociedade civil que trabalham incansavelmente para proteger, promover e defender os direitos dessa população. Em um contexto de desafios constantes, essa união se mostra indispensável para garantir que crianças e adolescentes vivam em ambientes seguros e propício ao seu desenvolvimento pleno.
O encontro na Associação Mãos Dadas não foi apenas um momento de diálogo, mas também de renovação de compromissos. Este momento marca o compromisso desta rede, assim como promove o fortalecimento deste fórum, composto por instituições que atuam diariamente e diretamente no atendimento de crianças e adolescentes, desempenhando um importante papel na efetivação e garantia dos direitos.