Fundação La Salle participa de debate sobre Governança Metropolitana no XIV OIDP
Geral 06/06/2014Na tarde da quinta-feira (5), o consultor da Fundação La Salle, Mauri Cruz, participou da Mesa de debates que abordou o tema “Experiências de Governança Metropolitana”, na XIV Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa. O evento foi realizado entre os dias 03 e 05 de junho, na cidade de Canoas, atual Presidente do Observatório, no Centro Universitário La Salle.
Com propósito de reunir autoridades locais, gestores públicos, organizações, entidades, sociedade civil, pesquisadores e acadêmicos de todo o mundo para discutir e pensar a construção de uma sociedade cada vez mais democrática, esta edição teve como tema “A Radicalização da Democracia e a Participação Cidadã”, ocorrendo no ano em que o Orçamento Participativo celebra seus 25 anos de existência.
O encontro foi estruturado em seis eixos de trabalho: Gestão Focada no Cidadão; Transparências e Informações; Redes Sociais e Novas Ferramentas de Participação; Inovação e Processos Criativos na Democracia; Cidades Colaborativas: Participação e Desenvolvimento Econômico, e Conexões Internacionais. A Fundação La Salle participou da Mesa de debate 1, discutindo “Experiências de Governança Metropolitana”, com coordenação da subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Irene Cunha. Ela destacou que está em tramitação, no Senado, o Estatuto da Metrópole, que trata justamente de participação social na construção de políticas públicas.
Outros participantes da Mesa 1 foram o prefeito de Nanterre (França), Hassan Hman; a prefeita do Município “E” de Montevidéu (Uruguai), Susana Camarán, e o integrante do Conselho Deliberativo Metropolitano (Porto Alegre) e consultor da Fundação La Salle, Mauri Cruz, que deixou uma mensagem significativa: “A força popular é quem é capaz de enfrentar essa desigualdade!”.