Filha de presidente Cubano participa de seminário sobre sexualidade
Programas Sociais 24/09/2014Mariela Castro Espín, filha do atual presidente cubano, Raúl Castro Ruz, esteve em Canoas para participar do Seminário Internacional Brasil e Cuba: Direitos Humanos e Sexualidades, realizado pela prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania. A atividade aconteceu na tarde de quinta-feira (19), no auditório Bruno Rüedel do Unilasalle, ocasião em que o prefeito Jairo Jorge e Mariela assinaram um termo de cooperação técnica entre o Município de Canoas e o Centro Nacional Cubano de Educação Sexual – CENESEX, dirigido por ela.
O documento firmado pelo município e o CENESEX prevê a realização de ações e pesquisas conjuntas nas áreas de direitos humanos, segurança cidadã, educação integral da sexualidade, gênero, direitos sexuais, desenvolvimento local e trabalho comunitário, com o objetivo de elaborar e aprimorar as políticas públicas nestas áreas.
Nesta proposta, o seminário apresentou e debateu as pesquisas realizadas em Canoas e a implantação de políticas públicas em defesa dos direitos humanos e gênero. Jairo Jorge destacou a importância de discutir temas fundamentais para a construção de uma cidade mais segura e cidadã. “A violência frustra os sonhos dos cidadãos. Independente da motivação, é necessário enfrentar o preconceito”, afirmou o prefeito.
Mariela e Ramon Rivero Pino, diretor científico do centro, falaram das pesquisas e experiências de políticas públicas cubanas voltadas às questões de desigualdades sexuais e de gênero, especialmente no trabalho com homens autores de violência. “O envolvimento de toda a população é importante no processo de discussão e de transformação”, destacou Mariela.
Através do centro, a ativista cubana faz campanhas pela prevenção contra a AIDS, assim como pela aceitação de direitos relacionados à homossexualidade, bissexualidade, travestivismo e transsexualidade.
Também fizeram explanações durante o seminário, o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Guilherme Pacífico; a socióloga e pesquisadora na área da segurança pública e de projetos que trabalham com homens autores de violência e ex integrante do Serviço de Educação e Responsabilização de Homens Autores de Violência Doméstica do Rio de Janeiro, Milena do Carmo Cunha dos Santos; a coordenadora das Políticas para a Mulher, Márcia Falcão; o coordenador de Políticas para as Diversidades, Rogério Ambieda; a assessora Jurídica do Município de Canoas e participante da construção de toda a rede de enfrentamento à violência de gênero do Município, Alice Hertzog Resadori, e o coordenador das Políticas de Segurança e Gênero da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Diego Dresch Hoch de Menezes.