Iniciada formação de novas Mulheres da Paz no Mathias Velho
Programas Sociais 04/04/2013Nesta terça-feira (2), no Centro Social Urbano, foi realizada aula inaugural da segunda turma de Mulheres da Paz, do bairro Mathias Velho, que formará 30 novas Promotoras de Direitos Humanos das Mulheres. A palestra foi da coordenadora da ONG Coletivo Feminino Plural, jornalista Télia Negrão, que falou sobre direitos humanos e a história das mulheres na busca por igualdade.
O Coordenador Geral da Fundação La Salle, Lucinei Hanauer, falou da satisfação da instituição lassalista em executar esse importante projeto, formando mulheres que serão referência para muitas outras, pois serão capacitadas e incentivadas a contribuir para a cidadania e a diminuição dos índices de violência dos bairros Mathias Velho e Harmonia.
O prefeito Jairo Jorge parabenizou as Mulheres da Paz pela luta contra a violência. “Vocês são portadoras de esperança para as mulheres que ainda estão sofrendo”, afirmou. O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Guilherme Pacífico, enfatizou a importância do projeto para a conquista da cidadania.
Também participaram do evento a vice-prefeita Beth Colombo; a subprefeita da região Noroeste, Maria Aparecida Rodrigues; o representante da Câmara, vereador José Carlos Patrício, e a coordenadora municipal das Políticas para as Mulheres, Márcia Falcão.
O curso de três meses aborda assuntos como Direitos Humanos, Gênero, Feminismo e Juventude. As participantes serão Promotoras de Direitos Humanos e atuarão auxiliando mulheres vítimas de violência ou em vulnerabilidade social na própria comunidade onde residem.
Essa será a segunda turma de formação de mulheres. Em fevereiro, foi realizada a formatura de 14 Mulheres da Paz da Mathias Velho. Desde a implantação, em 2010, no Território de Paz Guajuviras, o projeto Mulheres da Paz já formou 153 mulheres.