Projeto Mulheres da Paz Mathias Velho-Harmonia forma 14 promotoras de Direitos Humanos das Mulheres
Programas Sociais 26/03/2013A iniciativa do Ministério da Justiça, Prefeitura de Canoas e Fundação La Salle formou, na sexta-feira (1º), 14 mulheres no curso de Promotoras de Direitos Humanos das Mulheres. O projeto Mulheres da Paz, no Território de Paz Mathias Velho-Harmonia, teve início em 10 de outubro de 2012 e certificou as participantes em uma solenidade realizada no Centro Social Urbano (CSU), no Bairro Mathias Velho.
O projeto, que objetiva capacitar mulheres atuantes na comunidade como mediadoras sociais, preparou mulheres para prevenir a violência doméstica, juvenil e o envolvimento dos jovens com as drogas, bem como a violência de gênero.
O discurso da oradora da turma, Carla Adriane Mendes Marques, emocionou ainda mais os participantes, relatando a violência real e vivida diariamente pelas mulheres na sociedade.
A Fundação La Salle foi representada por seu Diretor Técnico, Ir. Gilmar Staub. Participaram ainda da formatura a Vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo; o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Guilherme Pacífico; a delegada da Mulher de Canoas, Carolina Funchal; e do comandante do policiamento metropolitano da BM, Tenente-coronel Florivaldo Pereira Damasceno.
Projeto Mulheres da Paz
O projeto visa capacitar mulheres para fortalecer as redes de prevenção da violência doméstica e enfrentamento às violências que compõem a realidade local e que envolvam jovens e mulheres.
São mulheres da própria comunidade, capacitadas em temas como direitos da mulher, direitos humanos e cidadania, violências, fatores de risco e protetivos e prevenção a drogadição, para agirem como multiplicadoras do programa.