Coordenadora de Projeto integra Missão Lassalista no norte do país
Programas Sociais 09/08/2016Entre os dias 1º e 9 de julho, ocorreu o projeto Universitários Lassalistas em Missão, em Presidente Médici, no Maranhão, com a participação de acadêmicos de Instituições de Educação Superior (IES) da Rede La Salle, Irmãos e Colaboradores Lassalistas, totalizando um grupo com 20 voluntários. A Psicóloga e Coordenadora do Projeto Casa da Cidadania do bairro Guajuviras, Michele Nunes D’Avila, integrou a missão lassalista pela segunda vez.
O trabalho dos missionários foi realizado no Centro Educacional La Salle e em uma escola pública do interior do município. As ações desenvolvidas tiveram como público-alvo o trabalho com crianças, adolescentes, professores(as), idosos(as), catequistas e mulheres.
Com as crianças foram realizadas ações recreativas e educativas, utilizando brincadeiras e atividades lúdicas por meio de música, pintura, histórias e jogos. Com os adolescentes o foco dos encontros foi a reflexão e a elaboração de projetos de vida. Já com os(as) professores(as) foram mapeados os maiores desafios para a educação na região, com propostas concretas de intervenção.
Para os(as) idosos(as) as atividades tiveram como objetivo a integração e fortalecimento de vínculos entre o grupo por meio da partilha das histórias de vida e também da construção de mandalas. Com as(os) catequistas o foco foi trabalhar a questão vocacional e formativa. Já o encontro com as mulheres teve como temática central as relações de gênero e raça e as violências.
Michele também integrou o grupo de voluntariado na primeira missão para Beira/Moçambique, que ocorreu entre janeiro e fevereiro de 2012. “Essa vivência potencializa o sentimento de humanidade, solidariedade, união e responsabilização social. É um curto período de tempo em que pessoas que não se conheciam constroem parcerias de trabalho e trocas de aprendizados em espaços também desconhecidos. Esse desafio é tomado com muita dedicação, fomentando construções e reflexões coletivas produtoras de alegria, conhecimento, amizade, interdisciplinaridade e afeto, destaca a colaboradora, que trabalha na Fundação La Salle desde abril de 2013.”.