Coordenador de Projeto apresenta trabalho no Congresso Fazendo Gênero
Programas Sociais 11/08/2017O Coordenador do Centro de Prevenção às Violências do bairro Guajuviras, Gustavo Passos, apresentou trabalho no Simpósio Temático Conflitos de gênero e o sistema de justiça criminal durante a realização do Seminário Internacional Fazendo Gênero 11, que ocorreu na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.
A apresentação ocorreu no dia 3 de agosto com o título: “Institucionalização do gênero e da sexualidade como técnicas de controle prisional”. O trabalho apresenta uma aAnálise do Presídio Central de Porto Alegre, que desde 2011 oficializou a criação de uma galeria específica para a população de travestis, gays e seus maridos. As narrativas da administração prisional, da mídia, até mesmo dos apenados marcam reiterativamente o caráter bem-sucedido da galeria. São atribuídos a galeria qualificativos de ordem, higiene, não-violência, ausência de drogas e de armamentos.
Conforme o trabalho, a relação entre a institucionalização e a gestão das dissidências de gênero e de sexualidade se apresentam como uma atualização do poder de punir produzindo efeitos coerentes com os imperativos de controle típicos da instituição-prisão e apontando para a otimização da produção de corpos dóceis institucionalizados.