Fundação La Salle vai elaborar Plano de Mobilidade de Nova Santa Rita
Programas Sociais 26/09/2017A prefeita Margarete Simon Ferretti assinou, na tarde desta terça-feira,26, a contratação de Convênio com a Fundação La Salle para elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana do Município de Nova Santa Rita. O Plano prevê a definição de um novo sistema de logística e transporte público.
A proposta prevê a realização de audiência Pública no dia 16 de outubro para discutir com a comunidade as premissas para a definição de um novo sistema O local e o horário do encontro serão divulgados posteriormente. O encontro teve a participação dos secretários Rodrigo Battistella, Luiz Fernando Heylmann, Revilino Fornazzeri, Eduardo Fagundes e o procurador do Município Renê Gomes.
O Plano
“O crescimento do município, o tamanho de seu território e as características dos usuários do transporte público são grandes desafios para a elaboração de um bom Plano de Mobilidade, por isso, a parceria com a Fundação La Salle e a participação dos demais técnicos envolvidos no processo será fundamental para atendermos todas as expectativas da nossa população”, destacou a prefeita Margarete Simon Ferretti.
Já nos próximos dias, especialistas do setor farão pesquisas com os passageiros para conhecer a quantidade e as características dos usuários do sistema, quais os trechos mais utilizados, o percentual de viagens locais e interurbanas, qual a distância média que o passageiros caminham até a parada mais próxima, a distância entre as paradas, entre outras questões.
“Já na audiência pública, teremos informações técnicas que vão balizar a elaboração do projeto. Vamos atuar com total transparência e diálogo com a sociedade para dar consistência ao plano”, acrescentou Margarete Simon Ferreti.
A Metroplan e o Ministério Público serão convidados para acompanhar a sessão na Câmara de Vereadores. Na audiência pública também serão apresentados os integrantes do Comitê Gestor do Plano de Mobilidade e o cronograma de trabalho para os próximos meses. Alguns técnicos que participarão do projeto executaram trabalhos semelhantes em Porto Alegre, Montenegro, Estância Velha, e outras cidades gaúchas.
“Nova Santa Rita é uma das cidades da Região Metropolitana com maiores índices de crescimento populacional e isso não é fácil de organizar. Circulando pelo município a gente observa vários pontos complexos e que precisam ser enfrentados. A prefeitura está adotando uma medida que terá reflexo positivo por mais de 20 anos”, afirmou o ex-secretário de Infraestrutura do Rio Grande do Sul, João Victor Domingues, um dos responsáveis técnicos do projeto.
O novo Plano de Mobilidade também vai considerar o projeto de concessão da BR 386 e as melhorias que irão ocorrer no trecho que corta o município, como a construção de viadutos, as ruas laterais à rodovia. A La Salle foi representada na reunião pelo coordenador-geral da Fundação Lucinei Hanauer pelo irmão Clóvis Trezzi.