Fundação e Secretarias Municipais alinham ações do PIM e Criança Feliz
Programas Sociais 23/03/2021Entrevistadores farão visitas domiciliares de modo presencial e híbrido, em Cachoeirinha
Os programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz, executados na cidade de Cachoeirinha/RS, foram pauta de reunião de alinhamento de trabalho da Fundação La Salle com Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, Cidadania e Habitação.O encontro ocorreu na manhã de terça-feira, 22 de março, na sede da Prefeitura.
A pauta incluiu a organização dos atendimentos mediante a mudança dos protocolos de prevenção ao coronavírus, que conta com bandeira preta e protocolos da bandeira vermelha. Assim, serão retomadas as visitas aos domicílios no modo presencial e híbrido. Além disso, será aberto um novo edital de seleção de entrevistadores, incluindo a formação de cadastro reserva.
Além dos representantes da Prefeitura, participaram da reunião o Coordenador de Projetos Edimilson Tresoldi, a Auxiliar Administrativo Marluce Cazuni, o Assessor Contábil Edgar Soares e o Coordenador Geral da Fundação La Salle, Lucinei Hanauer.
O programa Criança Feliz é uma ação do Governo Federal vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social. Instituído em 2016, possui caráter intersetorial, e tem por finalidade a promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Estes programas se desenvolvem por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos para promoção do desenvolvimento integral infantil. A iniciativa é voltada para gestantes, crianças de até três anos de idade e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e crianças de até seis anos de idade, afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista.
O Programa Primeira Infância Melhor promove e fortalece o protagonismo, as competências e vínculos familiares, orienta para a estimulação do desenvolvimento infantil, identifica as necessidades específicas de cada beneficiário, articulando a rede de serviços conforme as demandas que surgem no cotidiano e cultura das famílias. São acompanhadas famílias com gestantes e crianças de 0 a menos de 6 anos, priorizando as que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, beneficiárias ou não de Bolsa Família e/ou BPC.