CPV Mathias Velho recebe estudantes para atividades escolares
Programas Sociais 18/05/2021Prefeitura de Canoas disponibilizou computadores, wi-fi ou internet móvel para possibilitar o acesso às aulas para quem tem dificuldade econômica
Um dos grandes desafios que a pandemia da Covid-19 trouxe para a população foi a falta de acesso à educação no ensino remoto, uma vez que muitas famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica não possuem computadores, wi-fi ou internet móvel. Pensando nisso, a Prefeitura de Canoas está disponibilizando notebooks com internet no antigo Centro de Prevenção às Violências (CPV), para que os alunos possam fazer suas atividades escolares.
Localizado no bairro Mathias Velho, o antigo CPV estava fechado desde o ano passado, com o início da pandemia. Agora, depois de uma reestruturação e melhorias, foi reaberto para a população e passará a ser um Centro de Acesso a Direitos. As crianças e adolescentes atendidos no local são do programa Cuidando Trajetórias, que será o novo Programa Cada Jovem Conta.
A técnica responsável pelo programa na Mathias Velho, Ana Paula Sometes, explica que, para os alunos menores, foram disponibilizadas as atividades impressas, após articulação com as escolas cadastradas no programa. “Apoiar as escolas e as famílias nessa reaproximação, fornecendo o meio de acesso, é uma forma de colaborar para que as crianças e adolescentes não percam o ritmo e o interesse pelos estudos. É um dos caminhos principais para prevenção às violências”, relata.
Centro de Acesso a Direitos
O bairro Guajuviras também conta com um antigo CPV, que está sendo reestruturado e passará a ser um Centro de Acesso a Direitos. Os CPVs foram criados com o objetivo de oferecer uma série de programas voltados ao atendimento da população dentro de suas comunidades, principalmente de prevenção às violências voltadas aos jovens do bairro, com acolhimento de vítimas de violência e com a oferta de serviço de mediação de conflitos.
Entretanto, a atual gestão encontrou, em janeiro deste ano, os CPVs totalmente abandonados, sem manutenção na estrutura e com equipamentos sendo danificados em função do desuso, como computadores, instrumentos musicais e eletrodomésticos.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, os Centros de Acesso a Direitos vão oferecer diversas atividades para atender e acolher jovens em situação de violência encaminhados pelas escolas, realizar a busca ativa de dos que estiverem em situação de evasão escolar e auxiliar jovens com medidas socioeducativas. “Desde janeiro, um dos objetivos da Segurança Pública é a prevenção às violências. Acreditamos que devemos trabalhar não apenas de forma ostensiva no enfrentamento à criminalidade, mas, sobretudo, possibilitar oportunidades para crianças e jovens que se encontram em um contexto de violência, o que será uma das finalidades dos Centros de Acesso a Direitos”, explica o delegado Emerson.