PIM e Criança Feliz celebram um ano no município de Cachoeirinha
Programas Sociais 27/10/2021Programas executados pela Fundação La Salle beneficiam 1900 pessoas mensalmente.
Os programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz celebraram o primeiro ano de existência junto ao município de Cachoeirinha, no dia 22 de outubro, na APAE. Executados pela Fundação La Salle, as iniciativas envolvem o acompanhamento de 400 crianças, beneficiando mensalmente 1.900 pessoas da cidade, em relação constante com as Secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social, Cidadania e Habitação.
Para a celebração da caminhada dos programas, as visitadoras montaram uma exposição com os trabalhos feitos pelas crianças atendidas pelos programas. Distribuídos em mesas redondas e divididos pelos respectivos CRAS, cada trabalho apresentava título, objetivo e faixa etária. Os programas PIM e PFC acompanham crianças de zero a seis anos, de famílias integrantes do CadÚnico, com o objetivo de promover o fortalecimento dos vínculos familiares, por meio de estimulação do desenvolvimento integral infantil das crianças na primeira infância, considerando suas famílias e contextos de vida.
Além das 32 Entrevistadoras Sociais, os programas contam com duas Supervisoras que, juntamente com o Grupo Técnico Municipal (GTM) e Monitores da saúde, trabalham nas cinco unidades do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS. Mensalmente, são realizados uma média de 190 encaminhamentos referentes aos programas para a rede socioassistencial.
O Coordenador de Projetos da Fundação La Salle, executora dos programas no município, Edimilson Tresoldi, tratou sobre a parte operacional do PIM e do PFC. “São programas tão importantes quanto difíceis de serem organizados. Foi mais de um ano de planejamento, organização e treinamento até colocarmos os programas em prática”, comentou.
O evento contou ainda com a presença da Coordenadora estadual do PIM e representante da Secretaria Estadual de Saúde, Carina Vitória, da coordenadora estadual do PFC e representante da Secretaria Estadual de Assistência Social, Marcelli Frömming, do secretário de Governança e Gestão, João Tardeti, representando o prefeito em exercício, da Secretária de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Cristiana Mesquita, do Secretário de Educação, Cláudio Pinheiro, do Secretário de Saúde, Juliano Paz, da representante da Saúde do GTM, Elisângela da Silva Alves e do vereador Brinaldo Mesquita, representando a Câmara Municipal de Vereadores.