Desenvolvida numa plataforma web, todos os agentes do ensino - diretores, supervisores, alunos e famílias - podem acompanhar o desempenho escolar do estudante e receber o suporte personalizado para as correções de ensino-aprendizado.
A Avaliação de Conhecimentos traz como inovação a proposição de itens avaliativos elaborados com base numa Matriz de Referência para o Ensino Fundamental construída a partir do que estabelecem os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e os descritores da Prova Brasil. Em relação ao Ensino Médio, a Matriz de Referência pautou-se nos parâmetros avaliativos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
As Matrizes de Referência, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, têm como eixo estruturante o diagnóstico de um conjunto de Competências (desdobradas em habilidades e conhecimentos) a fim de se identificar aquelas que se encontram desenvolvidas e as que necessitam ser retomadas nos processos de ensino e aprendizagem. Dessa forma, os itens avaliativos foram elaborados tendo por base essas Matrizes, contemplando em cada instrumento de avaliação itens avaliativos com diferentes níveis de complexidade.
A Avaliação Educacional da Fundação La Salle oportuniza a possibilidade de transformação do tradicional aprendizado por conteúdos num ensino onde o conteúdo é utilizado para desenvolver as habilidades de cada estudante, transformando o aprendizado em conhecimento.
Avaliação de Desempenho Escolar
Fornece o diagnóstico completo das habilidades do aluno, indicando as potenciais e as que necessariamente precisam ser retomadas para que as competências exigidas naquele nível de ensino sejam contempladas. O diferencial está no suporte que a própria avaliação oferece ao indicar a habilidade fragilizada e suas especificidades quanto ao que é necessário trabalhar por aluno. Uma atuação personalizada para cada necessidade, para cada estudante.
Avaliação do Ensino
O diagnóstico por aluno possibilita o mapeamento do nível de ensino das turmas e dos anos/das séries. E só assim, é possível avaliar as outras variáveis que impactam diretamente nos resultados, como as metodologias de ensino, a postura dos educadores frente aos conteúdos e o perfil dos gestores da Escola. Com o referido mapeamento, é possível a proposição de planos de ensino contextualizados e condizentes como as novas exigências de instrução e formação escolar, com o uso das tecnologias a favor do professor e indispensável na vida dos estudantes.
Avaliação Institucional
Como itens de influência na concepção do processo do ensino-aprendizagem, ainda é possível a obtenção de pesquisas do clima organizacional da Escola e a avaliação dos recursos materiais e de infraestrutura disponíveis, ou seja, indicativos humanos e materiais de estímulos existentes nos ambientes de aprendizagem.
Pós-Avaliação
Tão relevante quanto à própria Avaliação Educacional, são as etapas seguintes, a do planejamento e a da execução, após a indicação e o recebimento dos resultados. Dentre as ações, a capacitação docente para uma nova concepção de ensino, moldada a partir de competências e habilidades, é imprescindível. O planejamento em conjunto com os próprios discentes também faz parte do processo formativo e facilita o entendimento de uma realidade que evidencia diferentes formas de ensinar e de aprender.
Outro passo importante é a construção conjunta da matriz de competências por nível de ensino, possibilitando o planejamento das aulas e das avaliações na mesma direção. A Fundação La Salle também oportuniza a realização de seminários e palestras direcionadas às equipes diretivas como forma de assessoria no planejamento escola pós-avaliação.