12 Anos de Combate à Violência Contra a Mulher: Celebração e Planejamento no Centro Patrícia Esber
Geral 29/09/2023Uma Década de Compromisso e Parceria na Rede de Enfrentamento em Canoas
Na tarde de ontem, o Centro de Referência de Mulheres Patrícia Esber celebrou seu 12º aniversário, marcando uma década de trabalho árduo no combate à violência contra a mulher.
Neste dia especial, ocorreu também uma reunião da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Canoas para planejar ações no Outubro Rosa com o tema “Com toque de coragem, de cuidado e de amor”. Os Centros de Referência, estabelecidos por decreto em 2002 no Rio Grande do Sul, desempenham um papel fundamental na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que engloba diversos avanços, incluindo a Lei Maria da Penha, promulgada em 2006. Em Canoas, o CRM é mantido pela Prefeitura em parceria com a Fundação La Salle, oferecendo uma ampla gama de serviços especializados para atender vítimas expostas a diversas formas de violência. Além disso, oferece apoio psicossocial, orientação jurídica e encaminhamento da mulher em situação de violência para os diversos serviços da rede.
Essas iniciativas fazem parte de uma rede abrangente de Enfrentamento à violência contra as mulheres, envolvendo instituições governamentais e não governamentais, bem como a comunidade, com o objetivo de desenvolver estratégias eficazes de prevenção e políticas que promovam o empoderamento e a autonomia das mulheres e meninas vítimas de violência. O CRM atende e acolhe meninas a partir de 14 anos.
A celebração contou com a presença de representantes do CAD Niterói, Coordenadoria das Mulheres, Coordenadoria da Pessoa Idoso, Universidade La Salle, Hospital de Universitário (HU), CREAS, Centro de Convivência da Pessoa Idoso, Juizado da Violência Doméstica, CAPS Amanhecer, Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência da Mulher Patrícia Esber e COMDIM.