Agentes de Ação Social participam de curso sobre proteção das crianças e adolescentes
Geral 26/11/2020Com o tema “Violência Contra Criança e o adolescente: Proteção de trabalho intersetorial em tempos de pandemia”, a formação contou com 40 horas nos meses de outubro e novembro
Como parte do processo formativo e atualização do trabalho, as Agentes de Ação Social do Centro de Prevenção às Violências do bairro Mathias Velho estão desde o mês de outubro participando do curso “Violência Contra Criança e o adolescente: Proteção de trabalho intersetorial em tempos de pandemia” oferecido pelo Comitê de Políticas Sociais e Educação, vinculado ao Gabinete de Crise do Governo Estadual do Rio Grande do Sul – RS.
O curso tem como objetivo instrumentalizar os profissionais da rede de garantia de direitos e profissionais da educação na área da proteção à infância e adolescência em relação às violências direcionadas à esse público. O curso tem carga horária de 40 horas/aula e o conteúdo do curso está estruturado em 11 módulos.
O Estatuto da Criança e do Adolescente especifica que toda criança deverá estar protegida de ações que possam prejudicar seu desenvolvimento. No entanto, a realidade de transgressão a esse direito atinge uma parcela significativa de crianças, que têm seu cotidiano permeado por variadas formas de violência, principalmente em tempos de isolamento social determinado pela pandemia.
A Agente de Ação Social Kátia Insaurrauld Barros relata que “o curso está sendo excelente, pois trouxe aulas com assuntos que só vieram a acrescentar, nos dando a oportunidade de refletir sobre as práticas que usamos em nosso dia a dia no trabalho”. Já a Agente Elisandra Jaqueline dos Passos pontua que o curso “está sendo muito importante porque é através dele que descobrimos detalhes de como agir e atender melhor os jovens e até poder encaminhar aos nossos técnicos e coordenação responsável a maneira de melhor receber e acolher aos que precisam do serviço da rede, realizando uma escuta especializada”.
A Agente Ana Luisa Macedo Cidade aponta que “todas as aulas me deixam esclarecida porque as palestras falam muito sobre o nosso trabalho, estou encantada. Não dá para perder uma aula. Estou muito contente”. Já a Agente Sandra Teresinha Hoffmann pontua “adquiri através das aulas assistidas, novas informações e conhecimentos que vem somar ao meu desempenho, enquanto Agente de Ação Social. Agradeço à Fundação La Salle, à coordenadora Lina e aos técnicos por propiciar a possibilidade de participar dessa oportunidade de formação”.
Para Lina Lopes, Coordenadora do Projeto, incentivar que as Agentes de Ação Social participem de espaços formativos tão importantes para a execução do trabalho no território com a população é pensar no retorno qualificado do atendimento aos usuários. O curso foi concluído nesta terça-feira, 24 de novembro.