Articulação com rede intersetorial impulsiona encaminhamentos dos Centros de Prevenção às Violências
Geral 23/11/2020Trabalho dos técnicos tem auxiliado no acesso da população aos direitos, além da melhoria de renda, alimentação e acesso à saúde.
Os Centros de Prevenção às Violências, serviços da Secretaria Municipal de Segurança pública e Cidadania da Prefeitura Municipal de Canoas executados pela Fundação La Salle, situados nos bairros Guajuviras e Mathias Velho, continuam atendendo as demandas socioassistenciais de forma remota.
O serviço engloba dois programas intersetoriais de prevenção às violências, voltados aos perfis mais vulneráveis ou mais expostos à violência, sendo estes o Cuidando Trajetórias que tem como objetivo a articulação da rede intersetorial para a prevenção da evasão escolar tendo como público alvo crianças e adolescentes que sejam identificados com comportamento e/ou em situações de risco, deixando-os mais expostos a seguir uma trajetória de relação com a violência letal. O Programa Todo Jovem Importa tem como objetivo a articulação de rede para crianças e adolescentes com maior risco de envolvimento em situações de violência direcionado a um público que já evadiu da escola e/ou cumpre medidas socioeducativas nos territórios de abrangência dos serviços. Para além dos programas, os Centros de Prevenção às Violências recebem demandas espontâneas da população e auxiliam no encaminhamento para acesso aos direitos.
No período da pandemia COVID-19 os serviços continuam sendo prestados e tem-se mostrado de extrema importância para a articulação da rede e cuidado com os usuários, principalmente em ações de articulação com os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Saúde, Secretaria de Educação e Conselho Tutelar. Para, além disso, os serviços têm realizado articulação com a rede para a prevenção à violência de jovens e famílias ameaçadas pela violência letal.
Durante o período de distanciamento social, as equipes técnicas dos Centros de Prevenção às Violências também seguem acompanhando voluntários do projeto “ligações solidárias”, que tem como objetivo a escuta de idosos em vulnerabilidade social e a articulação da rede para acesso aos direitos dos mesmos. Nesse período já foram atendidos mais de 270 idosos e foi possível fazer com que muitos destes pudessem acessar seus direitos por meio de benefícios de renda, alimentação e acesso à saúde.
O acompanhamento próximo dos serviços e monitoramento dos casos tem auxiliado nesse momento tão complexo da pandemia instaurada. A atuação e articulação dos Centros com a rede intersetorial minimiza os impactos que essa nova realidade vem apresentando.