Conferência Regional de Segurança Pública – quadrante noroeste
Programas Sociais 24/04/2014Moradores do Bairro Mathias Velho se reuniram para discutir, junto com o secretário de segurança pública e cidadania, Guilherme Pacífico, as políticas de segurança pública para o quadrante Noroeste. O fórum ocorreu na escola Professor Thiago Würth, no sábado, dia 05 de abril.
Esses encontros, promovidos pela Secretaria Municipal, conta com o apoio da Fundação La Salle, que trabalha na execução dos projetos voltados à segurança e cidadania de Canoas.
Diferente dos outros três quadrantes do município, que se preocupam mais com a área da saúde, segundo dados revelados em pesquisa de vitimização realizada pelo Observatório de Segurança Pública de Canoas, o quadrante noroeste está mais atento à segurança.
O secretário municipal de segurança pública explica que quadrantes como o nordeste já receberam investimentos em tecnologias de segurança e demais projetos como Mulheres da Paz e Protejo e, por isso, está priorizando a saúde pública.
Guilherme Pacífico lembrou ainda que o Guajuviras tem Território da Paz há quatro anos, enquanto que a “Grande Mathias” tem o projeto implantado há dois. Segundo ele, a expansão do Território da Paz já está prevista no processo do Orçamento Participativo, de acordo com o encaminhamento de demandas da participação popular.
Detalhamentos sobre a pesquisa de vitimização local foram apresentados pela equipe do Observatório de Segurança Pública, que deu continuidade ao encontro.