CRAM celebra 4 anos transformando histórias
Projetos Técnicos 18/08/2023O Centro Regional de Abrigamento para Mulheres completa 4 anos no mês de agosto e realizou um momento especial de homenagens
A violência contra a mulher é uma violação aos direitos humanos, um problema de nível mundial, que fere os princípios fundamentais da sociedade. Pensando em políticas públicas e ações concretas de enfrentamento a esta realidade, a Fundação La Salle implementou, em 2019, o Centro Regional de Abrigamento para Mulheres, conhecido como CRAM.
Localizado na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o centro é um espaço de acolhimento para mulheres em situação de risco extremo e violência. O principal objetivo do trabalho é proporcionar um lugar seguro para que mulheres e filhos retomem sua autonomia e autoestima, garantindo sua integridade física, psicológica e espiritual, reestabelecendo seus direitos e reescrevendo suas histórias.
O projeto faz parte da rede de atendimento às mulheres em situação de violência e é caracterizado como um serviço da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com um atendimento e acompanhamento especializado, entre os serviços disponibilizados estão: moradia protegida, de caráter sigiloso, acompanhamento psicológico e de assistência social, estrutura completa, alimentação, vigilância e abrigamento disponíveis 24 horas, assistência médica, oficinas e formações, com temáticas focadas, principalmente, nas questões de gênero, visando desenvolver consciência sobre direitos e representatividade feminina e auxiliar na reconstrução de projetos de vida.
No mês de agosto, o centro que atende cerca de 10 municípios e já realizou o acolhimento de 225 mulheres 289 dependentes desde a sua abertura, está completando 4 anos. Para celebrar esta data, a Fundação La Salle realizou um momento de homenagem e reconhecimento às Prefeituras parceiras que desenvolvem este trabalho na área de enfrentamento à violência contra as mulheres. O evento aconteceu nesta sexta-feira, dia 18 de agosto, no Auditório do Unilasalle Ir. Bruno Ruedell, e contou com representantes e homenageadas das Prefeituras de Canoas, Campo Bom, Eldorado do Sul, Guaíba, Nova Santa Rita, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga e Torres.
Seguindo os princípios e ensinamentos de São João Batista de La Salle, acreditamos que a transformação começa com novas oportunidades e é este o intuito do CRAM, que além de amparar, buscar apresentar novas perspectivas e potencialidades para as mulheres que vivem neste falho contexto da nossa sociedade.
“Ao contrário de muitas mulheres, eu nunca tive pressa de sair do abrigo. Não que eu não me importasse em retomar minha vida, mas pude perceber a importância em compreender o ciclo em que eu estava exposta e entender que precisava me organizar para poder ter uma vida saudável. Me senti muito acolhida, mesmo não querendo contato com o mundo, tentando me manter isolada. Aqui sempre fui respeitada e entendi que precisava cuidar de mim. Não posso deixar de falar sobre o quanto é confortável estar aqui, desde a alimentação, a maneira como a casa é organizada e até mesmo quando me impõem limites. Sim, hoje compreendo que precisava de limites. Noto que mesmo sendo vítima de violência, eu também violentava as pessoas, e me pergunto, como me aguentavam? (risos). Até sobre esses limites impostos pelo abrigo, notei que eram necessários para meu crescimento. As oficinas com as técnicas me mostraram conhecimento. (…) Não tenho queixas, apenas agradecer por esse espaço oferecido a nós.”
Depoimento de acolhida do ano de 2022.
Os municípios interessados em contratar vagas e saber mais sobre o projeto, podem entrar em contato, através do e-mail: cram@fundacaolasalle.org.br