CRAM realiza Semana da Mulher com o tema Sobre(Vivências)
Programas Sociais 12/03/2021Programação estimulou reflexões e resgate de valores junto ao grupo de mulheres abrigadas
O Centro Regional de Abrigamento para Mulheres em situação de risco e violências (CRAM) realizou sua primeira Semana da Mulher entre os dias 8 e 12 de março. A programação estimulou diferentes reflexões e um trabalho com valores centrais para o resgate do empoderamento feminino e da autoestima necessária para enfrentar às violências.
A programação, coordenada pela Coordenadora Cristina Szymanska Donay e pela Psicóloga Miriani Santos da Silva, contou com espaços de fala e de escuta através de dinâmicas voltadas para músicas, pinturas de autorretrato, cinedebate, roda de conversa e produção de lenços zapatistas.
O CRAM é um serviço de acolhimento institucional para mulheres, acompanhadas de seus filhos, que oferece um espaço de moradia protegida, de caráter sigiloso e de longa duração. O atendimento se concretiza através de atendimento social, jurídico e psicológico, além de atividades em grupo, com espaços de oficinas em diferentes temáticas.
O serviço realizado pelo Centro de Abrigamento é caracterizado como proteção social especial de alta complexidade do Sistema Único de Assistência Social. Com início em 2019, hoje é uma opção para contratação pelos municípios gaúchos.