Abrigo Institucional inicia atividades com período formativo
Projetos Técnicos 14/07/2023A equipe do Abrigo Institucional para crianças e adolescentes da Fundação La Salle, de Canoas/RS, iniciou os trabalhos com a realização de integrações e formações
O Abrigo Institucional da Fundação La Salle, que iniciou suas atividades neste mês de julho, oportunizou momentos formativos e de integração para os novos colaboradores que atuarão no projeto. Na primeira semana de julho, eles aprofundaram os conhecimentos sobre a atuação da instituição e da Rede La Salle. De forma colaborativa, trabalharam a temática DNA Lassalista e construíram os valores e pilares que nortearão a construção deste trabalho. Além disso, a equipe desenvolveu e abordou aspectos técnicos e disciplinares do projeto.
Na semana seguinte, nos dias 12 e 13 de julho, os novos colaboradores realizaram uma imersão na Fundação O Pão dos Pobres. Coordenação, equipe técnica, educadores e monitores vivenciaram a rotina do serviço de acolhimento na instituição lassalista, que é referência em Porto Alegre/RS na modalidade de atendimento do serviço da alta complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Foram dois dias de muito diálogo, troca de experiências e integração das equipes que compartilharam o mesmo sentimento de afeto ao serviço e a importância do alinhamento das orientações técnicas para as atividades de acolhimento.
O Coordenador do Abrigo da Fundação La Salle, Tiago Anchieta, realçou a importância do trabalho em rede, em conjunto com os demais equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Sistema Único de Saúde (SUS), em especial a rede psicossocial. A Coordenadora da Casa de Acolhimento 2 da Fundação O Pão dos Pobres, Aline Roza, igualmente destacou a necessidade de aproximação dos sistemas de assistência social e saúde para o atendimento coordenado e integral da criança e adolescente.
Os diálogos e visitações contaram com a condução dos Coordenadores das Casas de Acolhimento Aline Roza (Casa 2), Marcelo Barboza (Casa 3) e Greici Laitano (Casa 4). A Fundação La Salle agradece a acolhida da equipe da Fundação O Pão dos Pobres em formação, que reforça os valores de fé, justiça, serviço, compromisso e fraternidade presentes nas obras lassalistas.
E para encerrar a sequência de formações, no dia 14 de julho, a equipe também participou de um diálogo com os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Arco-Íris (CAPSIJ). Em um formato de apresentação conceitual, numa roda de conversa, as equipes do CAPSIJ e do Abrigo Institucional da Fundação La Salle realizaram formação profissional com importantes trocas de experiências.
O serviço especializado da rede de atenção psicossocial, CAPSij, apresentou, didaticamente, a história, o conceito, os objetivos e a finalidade da saúde mental infantojuvenil do município de Canoas/RS e possibilitou, pelo saber, um fazer antimanicomial, e a compreensão dos sujeitos em sofrimento psíquico, grave e severo. A Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Arco-Íris, Anna Lúcia Milidiu Pereira, realçou a importância do diálogo e a educação permanente para fortalecimento da rede socioassistencial, e, em especial, relatou que o matriciamento da saúde mental por experiência colabora na atenção básica (SUS). Ainda, informou, que quando a educação e a assistência social demandam uma questão específica referente ao perfil do usuário do serviço, da média e alta complexidade da rede psicossocial, então discutem o caso entre as equipes e fazem uma avaliação, se necessário.
A Assistente Social do Abrigo Institucional da Fundação La Salle, Fernanda Zeni, relatou o quanto é importante compreender como no CAPSIJ Arco-Íris atua, bem como tomar ciência de que todos são responsáveis pelo cuidado psicossocial e pela proteção e acolhimento das crianças e adolescentes. Presentes na visita e na formação, pela rede psicossocial infantojuvenil, estiveram os profissionais Anna Lúcia Milidiu (Coordenadora), Roger Meneghetti (profissional de Educação Física) e Carolina Ferrazza (Psicológa e Residente da Saúde Mental Coletiva).
A Fundação La Salle agradece a parceria do CAPSIJ Arco-Ìris e parabeniza seus profissionais pela busca permanente da proteção e cuidado psicossocial das crianças e adolescentes acolhidos em Canoas. Também desejamos boas-vindas à equipe do Abrigo Institucional e muitas realizações neste importante projeto!