Formação Pedagógica na E.E.I. Irmão Martin José Weber
Gestão Educacional 20/03/2024Programação especial de retorno às atividades profissionais em 2024 com momentos de diálogo e integração
As gestoras e educadoras da Fundação La Salle da Escola de Educação Infantil Irmão Martin José Weber participaram de formação profissional, em fevereiro, para atualização pedagógica e desenvolvimento de suas competências no planejamento escolar. A atividade aconteceu na primeira semana de fevereiro deste ano.
No primeiro dia, todas as colaboradoras participaram de dinâmicas envolvendo mini-histórias e territórios de aprendizagem sob o tema “Todos os Espaços Educam: Metodologias (Cri)ativas e suas Possibilidades na Educação Infantil”, atividades articuladas e ministradas pela formadora Hildegard Susana Jung, professora Pós-Doutora parceira da Fundação La Salle. Já no segundo dia, as gestoras Bianca Carpes de Oliveira Parizotto e Nadine da Silva, coordenadoras educacional e pedagógica, respectivamente, e a técnica de educação infantil Precila Alici Damian debateram sobre “O papel da gestão na Escola de Educação Infantil” e tiveram a oportunidade de elaborar um diagnóstico da realidade vivida no ambiente escolar e também debateram sobre os Oito Indicativos de Qualidade.
As aulas iniciaram no dia 05 de fevereiro e as crianças foram recebidas em ambientes preparados, repletos de acolhimento e amor. Neste segundo ano de gestão compartilhada com o município de Carazinho, a Escola de Educação Infantil Irmão Martin José Weber ampliou seu atendimento para 202 crianças, de 0 a 5 anos e 11 meses em período integral exclusivamente.
Além disso, no dia 16 de março, a E.E.I. Ir. Martin José Weber entrou em conformidade com a chamada Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722), que traz a obrigatoriedade do curso de Primeiros Socorros anualmente para todas as colaboradoras envolvidas com a Escola. Esta lei, sancionada em 2018, determinou que é obrigatória a capacitação de noções básicas de primeiros socorros de colaboradores de escolas, incluindo professores.