Formatura de mais uma turma do Centro de Educação e Cidadania La Salle
Programas Sociais 23/06/2023O CEC La Salle formou mais 98 alunos nos projetos Juventude Cidadã e Agentes de Ação Social
O Centro de Educação e Cidadania La Salle, de Ananindeua/PA, realizou, no dia 21 de junho, a formatura dos participantes dos seus dois projetos de atuação: Juventude Cidadã e Agentes de Ação Social. Foram emitidos 98 certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes e formações cidadã.
O evento foi realizado em parceria com o Governo do Estado do Pará, por meio da Usina da Paz Icuí. A cerimônia contou com a presença do Ir. Carlos, Diretor do CEC La Salle, Ir. Ignácio Weschenfelder, Vice-Diretor do colégio La Salle Ananindeua, Ir. Valdir Leonardo, Diretor da escola La Salle Ananindeua e da Coordenação do CEC La Salle, Márcia Guedes.
As formações cidadãs debatem e estimulam o senso crítico de temáticas intrínsecas à realidade social brasileira e regional, como por exemplo: a violência doméstica, combate às drogas, relações intergeracionais, mundo do trabalho, direitos humanos, questões de gênero, educação financeira, empreendedorismo feminino, saúde mental, autoestima e autocuidado. A metodologia das formações contam com aulas teórico-expositivas, dinâmicas de grupo, grupos focais, passeios culturais, visitas exploratórias e têm como facilitadores a equipe multiprofissional, pedagoga, assistentes sociais e psicólogos.
No período de setembro de 2022 e maio de 2023, foram ofertados aos participantes dos projetos os cursos profissionalizantes de inclusão digital e gerenciamento logístico, voltados à juventude, e cursos na área da beleza, voltados às agentes de ação social, tais como: maquiagem, designer de sobrancelhas, penteado e corte de cabelo. Os oficineiros dos cursos são profissionais das respectivas áreas profissionalizantes.
A oportunidade de qualificação profissional e cidadã tem como propósito a inserção dos alunos no mercado de trabalho, gerando empregos e renda à comunidade. Esta é uma forma de fortalecer o protagonismo juvenil e exercício pleno da cidadania, assim como, potencializar a participação social e atender as necessidades de saúde mental dos participantes.