Fundação La Salle lança iniciativa de prevenção a violência contra crianças
Geral 19/04/2024Diretrizes claras e compromisso unificado marcam encontro inaugural do Comitê de Prevenção
Na manhã de hoje (19/04), o Comitê Local de Prevenção de Violência contra a Criança e Adolescente da Fundação La Salle realizou a primeira reunião de 2024, em um encontro marcado por tópicos cruciais sobre a proteção de crianças e adolescentes. Liderada pela Coordenadora de Projetos e Psicóloga Karla Rafaela Haack, a reunião teve como destaque a ampliação do Protocolo para Proteção de Crianças e Adolescentes em situação de abuso ou exploração sexual, para que seja um documento orientador a ser implementado nas escolas sob gestão compartilhada, como a EMEI Simone Serafim e EMEI Izabel Cristina, de Sapucaia do Sul, assim como a E.E.I. Ir. Martin José Weber e E.E.I. Nelci Schmitz, de Carazinho, além de orientar as atividades desenvolvidas nos demais projetos da Fundação La Salle.
Durante a sessão, Karla Rafaela Haack destacou a importância de ampliar o protocolo para abordar questões como, negligência, violência física, violência psicológica, patrimonial e também questões ligadas à violência contra a mulher. A presença do Diretor-Presidente da Fundação La Salle, Irmão Flávio Azevedo, reforçou a urgência de oferecer amparo às crianças que enfrentam ou enfrentaram situações de violência. Ir. Flávio enfatizou a necessidade de capacitação para lidar com tais casos e orientar de forma adequada os envolvidos.
O coordenador geral da Fundação La Salle, Sr. Lucinei Hanauer, ressaltou a importância do Protocolo para Proteção de Crianças e Adolescentes em Situação de Abuso ou Exploração Sexual como um instrumento essencial para capacitar os colaboradores e estabelecer diretrizes claras para lidar com situações delicadas.
A primeira reunião do Comitê Local de Prevenção de Violência contra a Criança e Adolescente da Fundação La Salle marcou um passo significativo na busca por um ambiente seguro e acolhedor para crianças e adolescentes atendidos pela instituição. Com a implementação do protocolo e o comprometimento dos envolvidos, a Fundação La Salle reafirma seu papel de proteger e promover o bem-estar daqueles que mais precisam.