Fundação La Salle na 12ª CNDCA
Projetos Técnicos 08/04/2024Engajamento da Fundação La Salle na Conferência Nacional destaca papel essencial na formulação de políticas públicas e proteção infantojuvenil frente à pandemia de Covid-19
A Fundação La Salle compôs a Delegação do Rio Grande do Sul para a 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (12ª CNDCA) e foi representada pela Assistente Social, Angélica Borba, que trouxe importantes contribuições para o debate e deliberações ocorridas durante o evento, realizado em Brasília (DF) entre os dias 2 e 4 de abril de 2024.
Este encontro representou um marco significativo na busca por soluções para enfrentar os desafios impostos pela pandemia de Covid-19, especialmente no que diz respeito aos direitos e bem-estar das crianças e adolescentes, grupos frequentemente mais vulneráveis às consequências da crise sanitária. A essência das conferências nacionais dos direitos da criança e do adolescente reside na participação ativa da sociedade civil, e neste contexto, a presença e contribuição da Fundação La Salle foram de suma importância. Ao lado de outras entidades e organizações engajadas na defesa dos direitos infantojuvenis, a Fundação La Salle contribuiu na elaboração e análise das propostas apresentadas durante a conferência.
Um dos pontos altos desta 12ª CNDCA foi a inclusão direta das crianças e adolescentes nas discussões e na tomada de decisões. Munidos de dispositivos eletrônicos pendurados no pescoço, os jovens delegados puderam expressar seus votos a favor das propostas numeradas, o que não apenas conferiu transparência ao processo de votação, mas também destacou a importância de se ouvir e valorizar a voz das gerações futuras na construção de políticas públicas que impactam diretamente em suas vidas. Conforme a Assistente Social da Fundação La Salle, Angélica Borba, “para nós Lassalistas que atuamos na defesa e garantia dos direitos de Crianças e Adolescentes, foi um enorme privilégio fazer parte desse tão importante espaço democrático, presenciar a participação social de crianças e adolescentes, enquanto protagonistas na luta pelos direitos e contribuindo diretamente na construção de políticas públicas, foi com toda certeza o marco dessa conferência”, destaca.
Ao longo da conferência, temas cruciais foram abordados, desde questões relacionadas à educação e saúde até medidas para mitigar os efeitos da pandemia nas comunidades mais vulneráveis. As propostas debatidas e aprovadas durante o evento refletem um compromisso coletivo em assegurar os direitos fundamentais das crianças e adolescentes, mesmo diante de desafios sem precedentes como a pandemia de Covid-19.
A participação da Fundação La Salle na Delegação do Rio Grande do Sul para a 12ª CNDCA ressalta o comprometimento com a defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes, contribuindo significativamente para o fortalecimento do sistema de proteção infantojuvenil no Brasil.