II Seminário Tecendo Redes no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher
Programas Sociais 12/03/2024Conscientização e capacitação dos profissionais para acolhimento e encaminhamento de qualidade e excelência nos serviços prestados
Nessa segunda-feira, a Fundação La Salle esteve presente no II Seminário Tecendo Redes no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, realizado no Auditório Bruno Ruedell, na Universidade La Salle. O evento foi uma iniciativa da Coordenadoria das Mulheres, vinculada à Secretaria da Assistência Social (SMAS) e integrou as atividades alusivas ao Mês da Mulher.
O objetivo principal do seminário foi apresentar as políticas públicas e dispositivos voltados para o enfrentamento da violência contra a mulher, além de promover discussões sobre proposições para lidar com as opressões vividas por elas. Dentre os temas debatidos, destacou-se a importância da instrumentalização e capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente do atendimento a esse público. Foi ressaltada a necessidade da escuta interessada, que vai além do aspecto profissional e do protocolo, sendo essencial para compreender as demandas das mulheres em situação de violência.
Conforme a representante da Fundação La Salle, a coordenadora de projetos e professora da Unilasalle, Drª. Karla Rafaela Haack, “é um orgulho estar no segundo seminário e poder capacitar a nossa rede que está conosco ao longo do ano, ainda mais depois de um 2023 que não teve registro de feminicídio, no município de Canoas. O que representa um enorme êxito no trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fundação La Salle em parceria com diversos órgãos”. A secretária especial da Coordenadoria das Mulheres, Angela Calixto, elogiou o trabalho realizado pela Fundação La Salle e Município de Canoas no campo das políticas públicas para vítimas de violência.
O seminário contou com a participação de profissionais da psicologia e saúde, representantes da Universidade La Salle e das coordenadorias de diversos municípios da região metropolitana, litoral e serra. Tábata Bier, diretora do Departamento de Políticas para a Mulher (DPM) da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, também esteve presente no evento. Assim como a delegada de polícia da Delegacia da Mulher de Canoas, Angélica Marques, que destacou sendo um dos pontos principais do evento a integração: “esse é um movimento muito forte aqui em Canoas de órgãos trabalhando em conjunto e uma parceria não só na prevenção, mas também, na repreensão, o que reflete nos números de violência contra a mulher que vêm caindo ao longo dos anos.
A atividade também contou com a apresentação do Coral Vozes da Sabedoria que é um Projeto Musical da Fundação La Salle para idosos em situação de vulnerabilidade social.