Livro Canoas pela paz registra experiência de segurança pública
Programas Sociais 29/12/2016O lançamento do livro ”Canoas pela Paz – A Política Municipal de Segurança Pública – 2009 /2016” ocorreu na quarta-feira, 21 de dezembro, no Auditório Bruno Ruedell, do Unilasalle. A obra foi produzida pela equipe da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, em parceria com Fundação La Salle, instituição parceira da Prefeitura na execução dos projetos sociais voltados à cidadania e à redução de violência e da criminalidade.
O ato foi marcado pela entrega do primeiro exemplar ao prefeito Jairo Jorge, que recebeu o livro das mãos do Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Alberto Kopittke, e do Coordenador de Planejamento da Fundação La Salle, Patrick Schoenardie.
O prefeito afirmou que o livro celebra os primeiros passos de uma experiência bem sucedida na cidade na área da segurança pública, que condensa o melhor de outras experiências realizadas pelo Brasil e pelo mundo, com as de São Paulo (Diadema); Medellín, Nova Iorque e Bogotá. Jairo Jorge lembrou os três pilares que conduziram as ações realizadas nos últimos oito anos: a inteligência, integração policial e inclusão social. “Não existe segurança sem cidadania e nem cidadania sem segurança”, declarou.
Ele frisou que os bons resultados somente foram alcançados com a integração do poder público e as polícias civil e militar, com o policiamento de proximidade e a execução de projetos sociais, que iniciaram com recursos do governo federal e, posteriormente, tiveram continuidade com recursos da Prefeitura. O prefeito agradeceu o trabalho de todos os servidores envolvidos.
Entre os presentes, estavam o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente coronel Oto Eduardo Rosa Amorim; o diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), delegado Cristiano Alvarez.