Livro da Cooperação Técnica entre Canoas e Morón é lançado na Argentina
Programas Sociais 29/09/2015O Observatório de Segurança Pública de Canoas, representado pelo Coordenador Thiago Medeiros Magnus, participou da II Assembleia Internacional do Fórum de Autoridades Locais de Periferia (FALP), nos dias 24 e 25 de setembro na cidade de Morón na Argentina.
A temática do evento foi “Cidades de periferia, territórios do futuro” abordando temas sobre Radicalização da Democracia, Direito à Centralidade e inclusão Social e Ampliação de Direitos. Também foi realizado um Encontro Internacional de Jovens de Periferia com grupos de discussão sobre esses temas, abordando a participação de jovens na construção de ações e políticas voltadas às juventudes.
Durante a realização da II Assembleia do FALP foi lançada, no dia 24, a publicação conjunta entre os Observatórios de Canoas e de Morón, parte do Projeto de Cooperação Técnica Descentralizada Sul-Sul, promovido pela Agência Brasileira de Cooperação Técnica (ABC) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Estiveram presentes no lançamento o Prefeito de Canoas, Secretários municipais de Canoas das áreas de Segurança Pública e Cidadania, Juventudes e Relações Internacionais e Cooperação, Coordenador do Observatório de Canoas além de autoridades da cidade de Morón e demais participantes da II Assembleia da Rede FALP.
A publicação descreve a cooperação entre as duas cidades para estruturação do Observatório de Segurança Cidadã do Município de Morón. Ao longo da publicação são apresentados os aportes teóricos das políticas de segurança cidadã de cada cidade, o funcionamento dos Observatórios e as etapas da cooperação técnica realizada ao longo de um ano (2014-2015).
Em novembro a publicação será lançada em Canoas e contará com a presença de representantes da cidade de Morón.
O Observatório é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública de Canoas, com execução feita pela Fundação La Salle.