Missão Ribeirinha reforça voluntariado lassalista no norte do Brasil
Programas Sociais 20/08/2019Um grupo de dezoito voluntários lassalistas dedicou quatorze dias de seu tempo para participar de uma missão na região de Manaus, Amazonas. Trata-se da Missão Ribeirinha, ação da Rede La Salle, realizada pelo Projeto Sou Solidário, que envolveu voluntários de vários estados do Brasil, desafiados a encarar uma experiência de imersão cultural, aprendizado e entrega.
A Missão Ribeirinha ocorreu entre os dias 15 e 28 de julho, reunindo estudantes, ex-alunos e colaboradores lassalistas. Inicialmente, os voluntários participaram de momentos formativos, incluindo reflexões sobre o Sínodo da Amazônia, com assessoria do Irmão Marista João Gutemberg. Após esta etapa, o grupo se deslocou para a região rural de Manaus, para a Comunidade de São Francisco do Caramuri, onde participaram do evento “Cidadania Rural”, uma atividade voltada para a garantia de direitos dos ribeirinhos, através do acesso a documentações, atendimentos de saúde, atendimentos jurídicos, informações e lazer. Além disso, os voluntários realizaram oficinas comunitárias nas áreas de geração de renda, saúde da mulher e protagonismo juvenil. O grupo também conheceu o cotidiano econômico da comunidade, visitando plantações de abacaxi e cupuaçu, e demais fazendas de criação de gado e produção de queijo. Após cinco dias de atividades, a comunidade, representada pelo Presidente da Associação, Daniel Leandro da Silva, se despediu dos voluntários em uma celebração católica. Daniel, ao final, agradeceu aos voluntários: “Hoje temos um pouquinho de vocês em nós, portanto, levem um pouquinho de nós para vossas terras, sejam esperança em todos os lugares, sigam certos que aqui vocês regaram nossos sonhos e ideais”.
O grupo, tomado pelos afetos despertados pelos dias em Caramuri, partiu para a travessia do Rio Preto da Eva, se deslocando, posteriormente, para a Comunidade Santa Luzia, na Ilha do Baixio no município de Iranduba. Uma comunidade que há dias enfrentava problemas de falta de energia e água, mas que em meio às dificuldades acolheu os voluntários, abrindo as portas da Escola Municipal Santa Luzia para as atividades propostas pela Missão. As atividades foram direcionadas para estudantes, professores e funcionários da escola e mulheres da região.
Além dos vários temas abordados nas oficinas, a comunidade escolar realizou uma apresentação artística para os voluntários, utilizando a música e a dança para compartilhar a história da Amazônia de uma forma lúdica. Ao final dos dias de atividades na Ilha do Baixio, a despedida também foi entoada com muita emoção, abraços calorosos, sorrisos de satisfação e saudade.
Esta foi a primeira experiência de voluntariado lassalista na região ribeirinha de Manaus. A Missão marcou intensamente a história dos voluntários, que de forma unânime, afirmaram terem vivido umas das experiências mais especiais de suas vidas.
“Descobri que não há limites para minha vontade de agir e amar, e que os valores lassalistas fazem parte de quem eu sou”, afirmou Alexia Catharina Genari Martins (ex-aluna – La Salle Toledo/PR). “As minhas expectativas iniciais se superaram e tenho certeza que esta experiência deu e dará muitos frutos em minha vida. Voltei mais lassalista do que já sou. Essa experiência eu vou levar no coração. (Eda Cristiane Barros, professora – La Salle Rondonópolis/MT). A Missão Ribeirinha seguirá sendo semeada pela troca de aprendizados, pelos novos laços de amizade e pelo compromisso com o próximo. O participante Leonardo Killes (Coordenador de Pastoral – La Salle Niterói/RS) lembrou: “Papa Francisco nos chama a olhar para a Amazônia através do Sínodo de 2019: tenhamos sempre um olhar cuidadoso, um olhar esperançoso e um olhar amoroso”. É nessa direção que os passos do Sou Solidário seguirão, inspirados pela esperança transbordada pelos rios manauaras às fronteiras sociais que desafiam a travessia.