Observatório de Segurança Pública apresenta 3ª pesquisa de vitimização e planeja Seminário
Projetos Técnicos 24/02/2023O Observatório de Segurança Pública de Canoas apresentou a 3ª pesquisa de vitimização para a Prefeitura de Canoas e planeja Seminário para divulgação dos dados
O Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC) é um projeto da Prefeitura Municipal de Canoas realizado em parceria com a Fundação La Salle. O OSPC atua como uma ferramenta estratégica que auxilia diretamente o trabalho dos gestores públicos e tomadores de decisão da área de segurança do município. Desta forma, os trabalhos desenvolvidos pelo projeto servem como base para o planejamento de políticas públicas e estratégias de enfrentamento à violência urbana.
O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar que atua em atividades de levantamento de dados, monitoramento de indicadores, relatórios, pesquisas, seminários e encontros formativos na área da segurança, além do acompanhamento do projeto Canoas Cidade do Cuidado. O OSPC visa desenvolver, fortalecer e operacionalizar um sistema de monitoramento e avaliação local das ações de segurança, oferecendo subsídios que possibilitem à administração uma gestão mais inteligente dos recursos empregados.
Entre as ações desenvolvidas pelo projeto, estão a 3ª pesquisa de vitimização de Canoas e um Seminário que será realizado sobre o assunto. A pesquisa visa medir a sensação de segurança no município, identificar as ocorrências registradas e avaliar o nível de importância dado ao registro das mesmas. Neste mês, a equipe do Observatório de Segurança Pública apresentou o estudo, desenvolvido entre novembro e dezembro de 2021, para o Prefeito Municipal de Canoas em exercício, Dr. Nedy Marques, e o Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Marcelo Pitta.
Em breve, o Observatório conduzirá o seminário, no qual serão apresentados todos os dados levantados durante a pesquisa. O 1º Seminário do Observatório de Segurança Pública de Canoas acontecerá com a temática “Pesquisa de Vitimização: perspectivas e realidades no contexto da segurança cidadã” e está previsto para abril, com inscrições gratuitas.