Prêmio sobre protagonismo é entregue a jovem que integra programa do Centro de Prevenção às Violências
Programas Sociais 14/08/2019No dia 12 de agosto ocorreu a abertura da 13º Semana da Juventude, no Auditório Sadi Schwitz da Prefeitura Municipal de Canoas. Na oportunidade, o jovem Adrian Marques de Souza, que é acompanhado pelo Programa Todo Jovem Importa, do Centro de Prevenção às Violências Mathias Velho, recebeu o prêmio de Protagonismo Jovem.
A distinção reconhece os esforços de jovens que se destacaram em cada um dos 11 eixos de atuação do Estatuto da Juventude. Adrian foi premiado na categoria Segurança Pública e Acesso à Justiça. O evento é uma realização da Diretoria da Juventude, ligada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Social. A solenidade contou com a presença de autoridades, incluindo o prefeito Luiz Carlos Busato e a Vice-Prefeita Gisele Gomes Uequed.
O prêmio reflete também a dedicação e o comprometimento da Assessora jurídica Carolina Padoin e da Psicóloga Lina Gonçalves Lopes no acompanhamento do jovem, bem como das Agentes de Ação Social Jaqueline Peres e Sandra Teresinha Hoffmann.
Para entender o protagonismo deste jovem, segue texto escrito pelas Assessora jurídica Carolina Padoin e pela Psicóloga Lina Gonçalves Lopes sobre a trajetória de Adrian no Programa Todo Jovem Importa:
“Adrian chegou ao Centro de Prevenção às violências Mathias Velho em abril deste ano para cumprimento de medida socioeducativa e tem sido acompanhado pelo Programa Todo Jovem Importa desde então. Nesse percurso de acompanhamento, caminhamos juntos com Adrian investindo no vínculo e na aposta do jovem em superar situações já colocadas na sua vida através de outras possibilidades. Adrian desafia o contexto social e as estatísticas e mostra que por meio do seu esforço através do apoio é possível alçar outros vôos. O jovem retornou à escola e apesar de todas as dificuldades para conseguir permanecer, sempre fez isso com muito desejo e empenho. Adrian aposta no seu futuro e está tentando uma vaga no mercado de trabalho, enquanto isso retomou seus tratamentos de saúde e auxilia sua família no possível. Reforçamos que a vinculação do adolescente foi de extrema importância para a concretização dessa caminhada. Para além dos cuidados com ele, Adrian olhou para os seus familiares e recorreu ao auxílio do CPV e do programa para os mesmos também. Consideramos que Adrian é um exemplo de protagonismo porque conseguiu visualizar outras estratégias de vida e de voltar a sonhar. Adrian é protagonista da própria história! Enfrenta todas as dificuldades com um sorriso e disposição para seguir em frente. É companheiro, amigo e sonhador. Sua trajetória é exemplo de jovem protagonista e uma inspiração para todos nós!”