Procon volta a atender a população no bairro Guajuviras
Programas Sociais 14/05/2021Junto ao espaço será disponibilizado o Centro de Acesso a Direitos, integrando novos serviços à comunidade na prevenção às violências.
Fechado desde janeiro de 2020, ainda antes da pandemia da Covid-19, a unidade do Procon no bairro Guajuviras retorna às atividades com atendimento presencial. Localizado na Avenida 17 de Abril, número 1110, o Procon auxilia a população na defesa dos seus direitos como consumidor.
O atendimento acontece por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira. Nas terças-feiras, o horário é das 12h às 18h, sem fechar ao meio dia. Nos outros dias da semana, o Procon atende das 10h às 16h.
A diretora do Procon, Taís Marques, afirma que a reabertura da unidade no Guajuviras é de suma importância para os moradores do bairro, uma vez que o deslocamento até o bairro Marechal Rondon, onde fica a sede, muitas vezes, impede que os consumidores busquem seus direitos. “Além do Procon no Guajuviras, estamos estudando a possibilidade de abrir mais unidades para atender à demanda de outros bairros”, explica Taís.
Como garantir seus direitos
Qualquer cidadão pode procurar a unidade do Procon para problemas que envolvem a relação de consumo com o fornecedor, tanto em relação a produtos com defeitos, quanto a serviços, como água, energia elétrica, telefonia fixa ou móvel, TV por assinatura, entre outros.
O consumidor deverá ter em mãos um documento com foto (RG ou CNH), CPF, comprovante de residência no próprio nome ou declaração de que reside no local, além dos documentos referentes à reclamação (nota fiscal, recibos, contrato, fatura, ordem de serviço, e-mails, conversas no WhatsApp etc.). O telefone para contato é (51) 34781879.
Centro de Acesso a Direitos
Junto à unidade do Procon no Guajuviras, fica um antigo Centro de Prevenção às Violências (CPV), que também estava fechado desde o ano passado, e se tornará um Centro de Acesso a Direitos, como explica o secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt. “Com o retorno do Procon, a ideia é de que a estrutura do prédio também possa ser utilizada para realizar atendimento e acolhimento ao cidadão, principalmente, de crianças e adolescentes em situação de violência encaminhados pelas escolas, oferecendo uma série de programas e atividades”, comenta.
A unidade do Procon e do Centro de Acesso a Direitos são executadas pela Fundação La Salle em parceria com a Prefeitura Municipal de Canoas.