Projeto Paralímpico é destaque no Jornal Diário de Canoas e Rádio Gaúcha
Programas Sociais 23/06/2017Neste sábado, 24 de junho, a partir das 9h, ocorre o lançamento do projeto “Em Canoas o Esporte Rendimento é para todos”, no Centro Olímpico Municipal, na Avenida Araguaia, 115 – Bairro Igara. O evento de lançamento integra a comemoração dos 37 anos do espaço esportivo.
O projeto é iniciativa da Fundação La Salle, contando com patrocínio das Lojas Lebes e parceria da Prefeitura de Canoas. A Fundação La Salle conta com Centros, Unidades Esportivas, Ginásios e outras áreas público-privadas para realização das aulas e treinamentos. O evento de lançamento do segundo ano do projeto foi destaque essa semana na Rádio Gaúcha e no Jornal Diário de Canoas.
O Esporte Rendimento, que tem duração de um ano, possui por objetivo incentivar equipes de rendimento paralímpico, em consonância com ações que viabilizem, ampliem e garantam o acesso da comunidade às ações contínuas de desenvolvimento do paradesporto. A iniciativa prevê responder às necessidades desse campo da vida social, ofertando uma infraestrutura de espaços de qualidade para o desenvolvimento do desporto paralímpico, além de apoiar as equipes representativas do município.
Modalidades Paralímpicas desenvolvidas:
Atletismo – realizado no Centro Olímpico Municipal;
Basquete em Cadeira de Rodas – realizado no Centro Olímpico Municipal;
Futebol de 5 – realizado no Centro Esportivo São Luís;
Goalball – realizado no Centro Olímpico Municipal;
Natação – realizada na Piscina do Poliesportivo Unilasalle.
Metodologia: Treinamento em quadra duas vezes por semana e preparação física na academia uma vez por semana. O projeto oferece horários para turmas de iniciação visando a formação de novos atletas e também desenvolve e apoia o treinamento de equipes de instituições do município e região metropolitana.
O projeto disponibiliza para os atletas participantes:
Espaço físico para realização dos treinos;
Recursos materiais (bolas, uniformes, cadeiras de rodas de basquete, óculos de natação);
Transporte adaptado para transporte dos atletas aos locais de treinamento (Van adaptada com plataforma adquirida pelo projeto)
Profissional de educação física para ministrar os treinos e/ou auxiliar o técnico das equipes;
Academia para a preparação física dos atletas. (Academia do Unilasalle e/ou no Centro Olímpico
Vagas Disponíveis:
- Atletismo:15 vagas para alunos com deficiência intelectual, física, ou visual.
- Basquete em Cadeira de Rodas:15 vagas para alunos com deficiência física/motora
- Natação: 03 vagas para alunos iniciantes com deficiência intelectual. E 05 vagas para pessoas que já sabem nadar, com deficiência física, visual ou intelectual (Será realizado uma avaliação para verificar a aptidão na natação, para o preenchimento da vaga.)
- Futebol de 5: 15 vagas para alunos com deficiência visual (total ou baixa visão)
- Goalball: 15 vagas para alunos com deficiência visual (total ou baixa visão)
Inscrições Gratuitas
- O projeto é aberto a pessoas com deficiência física, visual ou intelectual que atendam as características específicas de cada modalidade, com faixa etária a partir de 12 anos de idade.
- Documentação necessária: Ficha de inscrição, laudo médico com a CID, atestado médico liberando para a prática de exercícios físicos, cópia do RG e CPF.
- Informações com a Coordenadora Cindy Amaral Pacheco, através dos contatos: (51) 3031.3169 ou pelo e-mail: rendimento@fundacaolasalle.org.br