Realizada Conferência Municipal de Segurança Pública de Canoas
Geral 02/06/2014Reunindo autoridades dos governos municipal, estadual e federal, e as polícias Civil e Brigada Militar, a 2ª Conferência Municipal de Segurança Pública foi realizada durante a manhã e a tarde da sexta-feira (30), no Salão de Atos La Salle.
A Fundação La Salle, que promoveu a iniciativa, juntamente com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, esteve presente e acompanhou a apresentação do 1º Plano Municipal Participativo de Segurança Pública, desenvolvido por meio de propostas debatidas nos fóruns populares, realizados nos quatro quadrantes do município.
Na abertura do evento, o prefeito municipal, Jairo Jorge, anunciou o coronel Carlos Adriano Klafke dos Santos como o novo secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas. A abertura ainda contou com as falas da secretária nacional de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Jussara Dutra; do secretário de Segurança Pública de Morón (Argentina), Juan Carlos Martinez; do secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, e da deputada federal, Maria do Rosário.
Em outro momento ocorreu a mesa de debates, coordenada pela secretária municipal de Segurança Pública em exercício, Cássia Lopes. As políticas implantadas no município, o trabalho integrado do Governo Municipal com os órgãos policiais, a relevância dos projetos sociais na prevenção da violência, foram alguns dos temas abordados.
O secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, elogiou a iniciativa de Canoas em envolver a comunidade em busca de soluções para problemas de segurança.
O Observatório de Segurança, projeto executado pela Fundação La Salle, teve destaque na conferência. A diretora do Departamento de Políticas e Projetos/Senasp, Cristina Gross Villanova, que representou a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Maria Filomena De Luca Miki, elogiou o Observatório de Segurança Pública de Canoas, que de forma inovadora, poderá monitorar o Programa Crack é Possível Vencer, em parceria com o Governo do Estado.
Também participaram do evento, a vice-prefeita, Beth Colombo; o diretor administrativo e o coordenador-geral da Fundação La Salle, Ir. Gilmar Staub e Lucinei Hanauer; a representante da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Maria Filomena De Luca Miki; a diretora do Departamento de Políticas e Projetos/Senasp, Cristina Gross Villanova; o coordenador do RS na Paz, delegado Carlos Sant’Ana, e o vereador Alberto Kopittke, de Porto Alegre, que já foi secretário de segurança em Canoas.