Secretaria de Segurança Pública apresenta para instituições de ensino o projeto Delegacia Cidadã
Programas Sociais 18/09/2013O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, delegado Guilherme Pacífico, se reuniu com representantes da Fundação La Salle, UniRitter, Unisinos e Feevale para apresentar o projeto, coordenado pela delegada Tatiana Bastos, que compõem o programa RS na Paz do governo estadual. A reunião foi realizada nesta terça-feira (17), na sede da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Canoas.
Integrando as ações preventivas contra a violência, as Delegacias Cidadãs serão implantadas nos territórios de Paz do estado, com o objetivo de humanizar o atendimento, através da alteração das dinâmicas e demandas da delegacia, de forma a fazer um acolhimento ás vítimas. O projeto ainda prevê orientações iniciais para encaminhamento da população aos programas disponíveis na rede pública.
Canoas aderiu à proposta do governo estadual e está em fase de seleção dos estagiários das áreas de direito, assistência social e psicologia que farão os atendimentos nas Delegacias Cidadãs do município.
Segundo a delegada Tatiana Bastos, as Delegacias Cidadãs deverão ser implantas tão logo seja feita a seleção dos estagiários, assim como a capacitação desta equipe de atendimento. “O contato com as instituições de ensino tem por motivação a apresentação da proposta e a realização de parcerias para a construção de uma forma mais cidadã de atendimentos nas delegacias do estado”, afirmou a delegada.