Seminário Internacional de Segurança Cidadã tem painel voltado para as experiências dos observatórios de segurança
Programas Sociais 29/11/2013O coordenador da Fundação La Salle, Lucinei Hanauer, representou a instituição no segundo painel do Seminário Internacional de Segurança Cidadã, que teve como tema “Observatórios de Segurança: gestão da informação para construção de políticas de segurança cidadã”. A atividade foi realizada nesta quarta-feira (27), no Auditório Sady Fontoura Schiwitz, da Prefeitura.
A equipe de profissionais da Fundação La Salle, que atua no observatório de Segurança Pública, participou do seminário, apresentando a dinâmica de trabalho e pesquisas realizadas no município e no estado. Os pesquisadores ainda falaram sobre planejamento de intervenções e ações de segurança desenvolvidos a partir dos diagnósticos de pesquisa.
Após o término do seminário, o secretário de segurança pública de Morón, Argentina, Juan Carlos Martinez, que participou do painel como palestrante, e a diretora do Observatório de Segurança da mesma cidade, Lara Gonzáles Carvajal, visitaram a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas (SMSPC) para uma reunião com o secretário Guilherme Pacífico. Os visitantes estrangeiros conheceram detalhes do Observatório de Segurança e da Sala de Monitoramento.
De acordo com Martinez, Morón já conta com um observatório, mas eles buscam aperfeiçoar o mapeamento e o direcionamento correto das informações para diminuir o tempo resposta para o delito. Comentaram, ainda, a semelhança de alguns projetos canoenses, como a Casa das Juventudes, também implantados em Morón. “Aqui vocês são destaque em Segurança, nós somos destaque em políticas sociais, de saúde e direitos humanos, mas isso não está ligado à segurança”, afirmou Lara.