Setembro Amarelo no CEC
Projetos Técnicos 29/09/2022O Setembro Amarelo no Centro de Educação e Cidadania La Salle, em Ananindeua/PA, contou com reflexões, relatos e dinâmicas de valorização da vida.
O “Setembro Amarelo” é uma campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio e, neste ano, o tema é “A vida é a melhor escolha”. No Brasil, esta é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina.
Sabendo da importância da prevenção e valorização da vida, no dia 16 de setembro, o Centro de Educação e Cidadania La Salle realizou um dia de palestra, bate-papo e dinâmicas para jovens e mulheres do projeto Juventude Cidadã e Agentes de Ação Social da Fundação La Salle.
Com o objetivo de despertar a atenção para a saúde mental e a importância da fala como ação crucial na obtenção de ajuda, a atividade foi desenvolvida pela equipe multidisciplinar do CEC, composta por assistentes sociais e psicólogos, além da participação dos voluntários do CVV.
O momento foi marcado por relatos, vivências próximas e reflexões sobre situações envolvendo o suicídio. Além disso, os alunos salientaram a importância da temática e, mediante uma dinâmica, fizeram um quadro de desabafos, falando sobre os sentimentos que estavam vivenciando naquele dia. Entre os relatos apareceram palavras como “insegura”, mas também registros como: “Hoje eu estou me sentindo muito alegre, seguro, contente e muito grata. Esse é o meu humor hoje.” Por fim, o público também teve a oportunidade de tirar dúvidas que poderiam ser tratadas, posteriormente, com a equipe multidisciplinar do Centro La Salle.
A ação proporcionou aos alunos do projeto a oportunidade de entender mais profundamente a importância da campanha do Setembro Amarelo, além de saberem como são caracterizados o início de um pensamento suicida e o estado de alerta para pedir ajuda ou ajudar uma pessoa. Aprendendo, para além disso, que o acolhimento, empatia e disponibilidade são elementos do cuidado ao próximo como La Salle nos ensinou.