Técnicos dos Centros de Prevenção às Violências acompanham voluntários no atendimento a idosos
Programas Sociais 22/06/2020Voluntários recebem orientações sistemáticas de forma remota e contribuem para o bem-estar dos idosos de Canoas
As equipes do Centro de Prevenção às Violências dos bairros Mathias Velho e Guajuviras juntamente com o Projeto Sou Solidário e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos continuam trabalhando de forma integrada no atendimento de idosos em vulnerabilidade social no município de Canoas/RS. As ações acontecem com o auxílio de voluntários que realizam o acompanhamento dos idosos por ligações telefônicas e quando necessário repassam as situações para as equipes técnicas. Todos os casos atendidos são encaminhados, quando necessário, para a rede de atendimento do município.
São diversas as violências vivenciadas pelo público idoso que atingem diretamente a sua saúde física e mental. Para além da violência física, existe a violência psicológica, sexual, financeira, a negligência, o abandono. Diante do cenário da pandemia do coronavírus, a violência e as vulnerabilidades sofridas pelos idosos se amplificam. A privação do convívio social contribui para que a violência se perpetue e por isso esta iniciativa que integra diferentes projetos da Fundação La Salle mostra a sua relevância e contribuição para a assistência social e para a prevenção às violências.