Rede La Salle recebe a medalha Pinto Bandeira
Programas Sociais 28/06/2024Solenidade de outorga homenageou 16 entidades
Na tarde de quinta-feira (27), aniversário do município de Canoas, o Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Ir. Cledes Antonio Casagrande recebeu a Medalha Pinto Bandeira. O reitor representou a instituição, que, assim como o Colégio Canoas, Colégio Niterói, Rede La Salle e Fundação La Salle, se dedicou ao abrigo emergencial em resposta às recentes enchentes.
A cerimônia de outorga ocorreu na Associação dos Servidores Municipais (ASMC) e além da Unilasalle, outras 15 instituições e entidades foram homenageadas. A Medalha Pinto Bandeira é a maior honraria do Município de Canoas, entregue tradicionalmente no aniversário da cidade, reconhecendo pessoas que se destacam na comunidade. Neste ano, em caráter excepcional, foi entregue às entidades que representam o esforço coletivo na reconstrução de Canoas.
Segundo o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, muitas entidades poderiam receber a medalha, pois durante esse período crítico, mais de 20 mil pessoas estiveram envolvidas com os resgates, acolhimentos e todo o tipo de ajuda necessários para aquele momento. “A Unilasalle, que abrigou centenas e centenas de pessoas, está aqui antes mesmo da emancipação de Canoas. Então, esse é um momento para agradecer, mas não teríamos medalhas suficientes para homenagear todos que atuaram de forma tão importante nesse período tão difícil. Sabemos o tamanho da contribuição que cada um deu e segue dando para a recuperação da nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Para o reitor, o reconhecimento representa todo o trabalho realizado no decorrer das enchentes, especialmente da Rede La Salle, lassalistas, Irmãos, colaboradores, voluntários que trabalharam incansavelmente para acolher e ajudar as pessoas da melhor forma possível. “Também representa o compromisso da Rede La Salle, da Universidade, da Fundação La Salle, dos colégios La Salle Canoas e Niterói com o processo de reconstrução da cidade, especialmente naquilo que a gente faz de melhor, que é a formação de pessoas. Acredito que uma formação séria e de qualidade como a que nós proporcionamos, auxilia no enfrentamento de uma crise climática como hoje enfrentamos aqui no Rio Grande do Sul”, ressalta Casagrande.
A Universidade La Salle, atuou como um espaço de acolhimento para a comunidade. Entre os acolhidos estavam colaboradores, professores, estudantes e demais moradores de Canoas e região. Desde o dia 03/05 até o dia 20/05, mais de 1 mil pessoas atingidas pela enchente passaram pelo abrigo da Instituição.
As pessoas desabrigadas receberam roupas, refeições e atendimento de saúde com apoio de psicólogos, médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros, entre outros profissionais. Nesse período também chegaram vários animais, que receberam todos os cuidados necessários. Aproximadamente 160 pets, entre cachorros e gatos, foram acolhidos.
Ao todo, foram preparadas e distribuídas 1.200 refeições completas, além de café da manhã, lanche da tarde e ceia, garantindo nutrição adequada para todos os abrigados. Em um período de 18 dias de acolhimento, foram servidas aproximadamente 50 mil refeições e cerca de 800 voluntários estiveram envolvidos com o abrigo. Confira mais informações.